quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A trip to remeber: China (parte2).

Previously on the blog: Manu tinha ido à China e estava encantada com a cultura milenar do país e com uma viagem inesperada da qual ela jamais se esqueceria. Mas nada mais seria igual depois que ela visitasse o vale de Jiuzhaigou. Situado quase no meio da China e localizado na província de Sichuan, Jiuzhaigou é um lugar mágico. Tão mágico que lendas foram criadas para explicar a sua criação. Conta-se que, após apaixonar-se profundamente por uma deusa, um garoto ofereceu a ela um espelho feito de vento, o único presente que se equiparava à sua beleza. A deusa, por sua vez, quebrou o espelho em inúmeros pedaços, e cada um deles transformou-se num magnífico lago espelhado. E assim surgiu Jiuzhaigou. Outra lenda conta que uma divindade derrubou sua maquiagem por descuido ao utilizar a superfície como espelho, dando origem aos magníficos tons de azul e verde das águas do lago conhecido como 'Colorful Pool'. Jiuzhaigou é formado por cenários surreais capazes de estragar qualquer outra viagem que você fizer depois. Nada é tão lindo quanto as cores desse vale. Não bastasse o azul cor de gel de cabelo infinito dos lagos constrastando com o laranja e vermelho das florestas que os cercam, Jiuzhaigou ainda oferece o brinde de se poder experimentar um pouco da cultura Tibetana. Sichuan faz divisa com o Tibet e há varias vilas coloridas espalhadas pelo Parque Nacional.
Mas muito antes de se chegar ao Parque Nacional de Jiuzhaigou já é possível observar lindas paisagens. Do avião, pode-se ver infinitas cadeias de montanhas salpicadas com neve no topo. A impressão que se tem é que o aeroporto fica no meio do nada. E talvez seja até mais do que uma mera impressão. Após o pouso, é preciso fazer uma pequena viagem numa estrada cheia de curvas  até a entrada do Parque Nacional e os hotéis que o cercam. Fomos na época do inverno, estava muito frio e alguns dos lagos estavam com partes congeladas. Dizem que a primavera é o melhor momento para ir a Jiuzhaigou porque tudo fica muito mais colorido. Mas o inverno também é incrível por lá. Cachoeiras congeladas e o Parque praticamente vazio são apenas alguns dos benefícios de se enfrentar o frio. E bota frio nisso. Temos algumas histórias engraçadas dos dias que passamos lá. O hotel (muito bem conceituado na internet) não tinha calefação,e a única coisa quente que havia no quarto era um lençol térmico. O chuveiro só tinha duas opções: fervendo ou gelado. Ligávamos o chuveiro no fervendo, deixávamos a água escorrer um pouco e passavámos para o modo frio. Enquanto a água mudava do fervendo ao gelado, colocávamos a pontinha da mão para saber o exato momento em que a água estaria no ponto. Quando esse momento chegava, corríamos para debaixo do chuveiro e nos enxaguávamos pelos poucos segundos que antecediam o esfriamento da água.
No nosso último dia em Jiuzhaigou, o respectivo teve a brilhante ideia de querer ver o sol nascer no Parque. Um colega dele, o mesmo que tinha nos indicado conhecer o lugar, disse que havia feito isso e que era lindo. Ocorre que o cara tinha feito isso na época de calor. Nunca passei tanto frio na vida. Pensa no bom humor da pessoa morrendo de frio e sono esperando ver o sol nascer. Só que mal dava para ver o sol de tanta neblina que havia. Mal dava para ver um palmo adiante do nariz. Final da história: achamos um posto da guarda florestal para nos aquecer e tirar um cochilo enquanto esperávamos a neblina dissipar. Mas, histórias dos nossos perrengues à parte, Jiuzhaigou é o lugar mais lindo que eu já estive. Todo mundo deveria ir algum dia ao vale dos lagos coloridos e espelhados. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre esse lugar, e nunca tenha pensado em viajar para a China, me diz se não te dá vontade de ir amanhã mesmo para lá?














Todo meu amor pela cultura tibetana e todas as suas infinitas cores.  E já que nós estamos aqui para falar de decoração, porque não reunir um pouco de decor inspirado nessa cultura linda..













Cores, imagens e momentos que jamais sairão da minha memória. Uma viagem que eu nunca esperei fazer e que se tornou uma das melhores coisas da minha vida. Mas acho que a vida é assim mesmo. Os melhores momentos, aqueles que nunca esquecemos e lembramos com um aperto no coração de saudades, são quase sempre inesperados. Que então venham mais surpresas, mais viagens. Mais lugares incríveis para conhecer e cores para se ver. Que eu aprenda a esperar sempre menos, e me surpreender cada vez mais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário